PW's Consultoria
 
ARTIGOS/PALESTRAS
 
Voltar
 

O Futuro do Profissional de Logística

(Por: Peter Willim Dal Negro em 08/12)


 

Falamos de logística no Brasil há aproximadamente 30 anos e nunca um profissional se destacou tanto em função de suas qualidades técnicas e pessoais quanto o profissional da área logística.
Os profissionais de logística devem ser dinâmicos, criativos e motivados em solucionar problemas e a superar novos desafios. Em geral, são profissionais com boa capacidade de comunicação, hábeis na negociação e que têm facilidade de trabalhar em equipe, além de alta flexibilidade e adaptabilidade às mudanças de horários, cidades, etc...
Estes profissionais necessitam do conhecimento e do gosto pelas ferramentas de gestão e de técnicas atualizadas, que possibilitem superar  o desafio de vencer as distâncias no mais curto tempo possível, preocupar-se com a racionalização dos espaços e da mão de obra nas atividades de movimentação e armazenagem, ter a habilidade de lidar com a logística global, o interesse e a facilidade em lidar com tecnologia e o compromisso em atender e superar as necessidades e expectativas de seus clientes.
Desta forma estes profissionais estão avançando e superando as barreiras que os separavam dos clientes de seus clientes.
Porém é perceptível que faltam conhecimentos mais profundos em gestão de pessoas, matemática financeira, custos, análise de investimentos, organização, qualidade e métodos, ou seja, uma visão sistêmica e abrangente de toda a cadeia do suply chain e um maior conhecimento técnico da operação logística como um todo.
O maior aprendizado está na convivência e na troca de experiências com seus colegas de trabalho e de escola, na relação com os clientes e principalmente na execução da rotina diária.
Em termos de mercado de trabalho, com o rápido avanço da terceirização e quarteirização  logística no Brasil, um novo e promissor mercado se abrirá  para o profissional da área, principalmente em Transportadoras e Operadores Logísticos. Hoje em dia trabalhar nessas empresas é tão atrativo quanto atuar nas grandes indústrias.
As grandes e médias empresas no setor da indústria e do comércio, cada vez mais necessitarão de excelentes profissionais, nos níveis operacional, tático e estratégico, proporcionando desde um estagiário ou trainee especializado a um Diretor ou Vice-Presidente de Logística, permitindo o encarreiramento de médio e longo prazo destes profissionais.
A própria abrangência da área de logística esta ultrapassando os limites da atividade de transportes e distribuição e se estendendo ao PCP, TI, Gestão do Pedido do Cliente, Gestão de Compras, Gestão de Estoques, Movimentação e Armazenagem, Logística Estratégica e Fiscal, Gestão de Transportes etc., criará infinitas combinações de oportunidades futuras para os profissionais da área que se preparar para este promissor futuro.
Portanto, se você ainda tinha alguma dúvida em seguir por uma área que até então era sinônimo de expedição e transporte, não fique em dúvida e aproveite a excelente oportunidade que se encontra à sua frente.


Um grande abraço e fiquem com Deus,


Peter William Dal Negro


 



Últimos Artigos Todos os Artigos

Notice: Undefined variable: cont in /home/pws/public_html/pg/noticias.php on line 287
   08/12 - O Futuro do Profissional de Logística
 
 
PRINCIPAL        EMPRESA        SOBRE O PALESTRANTE        DEPOIMENTOS        MIDIA        ARTIGOS/PALESTRAS        LINKS        CONTATO        E-MAIL
2011 - 2019 © PW's - Direitos Reservados.